O texto principal do projeto REUMAVID, “Avaliação do impacto da COVID-19 desde a perspectiva de pacientes com doenças reumáticas e musculoesqueléticas na Europa: Resultados do estudo REUMAVID (Fase 1)”, foi aceite para publicação no RMD Open, uma revista científica oficial da Aliança Europeia de Associações para a Reumatologia (European Alliance of Associations for Rheumatology – EULAR). Este é um marco importante para a equipa de trabalho do REUMAVID, pois o formato de acesso livre vai permitir uma ampla divulgação das mensagens principais do estudo para a sociedade científica de todo o mundo.
O texto fornece eO texto fornece evidências de como a pandemia da COVID-19 afetou a saúde física e psicológica, o bem-estar e hábitos de vida, o acesso a cuidados médicos e tratamentos, e também o acesso de pessoas com doenças reumáticas e musculoesqueléticas a informações e serviços de apoio. Os resultados mostram que, durante a primeira vaga da pandemia de COVID-19, os doentes experimentaram interrupções no acesso a serviços médicos, hábitos de vida não saudáveis e pioraram a sua saúde física, bem-estar e saúde mental. O texto completo pode ser consultado aquihttps://rmdopen.bmj.com/content/7/1/e001546
Esse é apenas o primeiro de muitos outros trabalhos científicos que estão a ser desenvolvidos atualmente pela equipa REUMAVID que avalia mais especificamente as diferenças entre os países, as diferenças de género, determinantes de bem-estar durante o confinamento e o receio e esperanças sobre a pandemia, entre outros.emia, entre outros.