O grande problema para pacientes com doenças reumáticas na Europa durante a pandemia da COVID-19 foi o acesso aos cuidados médicos. 58% das consultas com reumatologistas foram canceladas durante a pandemia. Desses, 54% tiveram a possibilidade de fazer a consulta de forma virtual ou por telefone enquanto 35% não tiveram alternativa.
Estes são alguns dados do estudo REUMAVID que o Professor Marco Garrido Cumbrera apresentou em uma entrevista com os meios de comunicação italiano Morfologie Online, conduzida pela jornalista Serena Mingolla.
Durante a entrevista, o Professor Marco Garrido explicou a metodologia e os resultados do estudo REUMAVID. A pesquisa é a primeira em nível internacional a fornecer uma avaliação dos efeitos da pandemia da COVID-19 em pacientes reumatológicos, levando em conta múltiplos aspetos: acesso a cuidados médicos e tratamento, saúde física e psicológica, bem-estar e estilo de vida, acesso a informação e serviços de apoio.
Apoiada por 14 associações de pacientes na Europa, em Itália a associação APMARR foi responsável pela divulgação da pesquisa, alcançando 1800 europeus com doenças reumáticas.
Pode assistir à entrevista inteira neste link: