O estudo REUMAVID tem eco em Portugal. Em 2020, a Liga Portuguesa Contra Doenças Reumáticas (LPCDR) organizou o 23° Fórum de Apoio ao Doente Reumático – Novos Desafios.
O Fórum, com o total de oito sessões, abordou temas relacionados com o diagnóstico, gestão e prevenção de doenças reumáticas. Devido à pandemia da COVID-19, o evento foi realizado pela primeira vez em formato webinar, através do canal da LPCDR no YouTube. Um dos tópicos foi o impacto da COVID-19 em pessoas com doenças reumáticas.
A sessão no dia 14 de dezembro foi aberta por Elsa Frazão Mateus, presidente da LPCDR e membro da equipa REUMAVID, que apresentou a metodologia e os resultados da primeira fase do estudo para a audiência.
Durante a sessão, Elsa Mateus destacou o impacto da pandemia na saúde de pacientes europeus em geral e doentes portugueses em particular, e o papel das associações de doentes. Nas suas palavras: “Os membros de associações de doentes destacam-se por reportarem um melhor estilo de vida e um maior bem-estar, o que demonstra o valor do trabalho desenvolvido pelas associações de doentes”.
Link para a sessão:https://youtu.be/h2c99Dv9S3k
