Sessão REUMAVID em BSR 2021

Foi realizada uma sessão completa com foco no projeto REUMAVID na segunda-feira, 26 de abril de 2021, na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Reumatologia (BSR 2021). O REUMAVID foi selecionado para uma sessão monográfica entre inúmeras outras propostas devido à qualidade e ao âmbito do estudo, bem como à incorporação da perspetiva do doente na avaliação do impacto da pandemia. Além disso, os resultados do REUMAVID também foram apresentados nesta Conferência Britânica na forma de um ePoster.

A Dra. Victoria Navarro presidiu a esta sessão e o Professor Marco Garrido, juntamente com os líderes da colaboração britânica no projeto: Dra. Helena Marzo Ortega, reumatologista e investigadora do NIHR Leeds, e Dr. Dale Webb, Chefe Executivo da National Axial Spondyloarthritis Society (NASS). O Professor Marco Garrido discutiu os objetivos e métodos do projeto, a Dra. Helena Marzo falou sobre os resultados do REUMAVID encontrados no Reino Unido, enquanto que o Dr. Dale Webb falou sobre o papel das associações de pacientes durante a pandemia da COVID-19.

Os resultados mostraram um melhor atendimento e estado de saúde dos pacientes britânicos em comparação com os do resto da Europa, o que pode ser devido às medidas menos restritivas implementadas pelo governo britânico durante a primeira vaga da pandemia.

Resultados Demografia n=558 Reino Unido Pacientes RMD

Diagnóstico%
Espondiloartrite axial44.6
Artrite reumatoide41.6
Osteoartrite25.6
Sexo feminino78.7
Idade média58.5±13.4
Estado civil (casado ou em uma relação)70.8
Educação: estudos universitários54.1
Situação laboral35

REUMAVID é um projeto conduzido pela Health & Territory Research (HTR), grupo da Universidade de Sevilha (Espanha)

Supported by

© 2021 Todos Os Direitos Reservados

Centro de preferencias de privacidad

      Necessary

      Advertising

      Analytics

      Other

      This website uses its own and third-party cookies to analyze and improve your browsing experience. By continuing to browse, we understand that you accept their use.    More information
      Privacidad